O casal Tiemi Otomura e André Torres partiu de Chapada dos Guimarães em Mato Grosso, em julho desse ano, para viver a maior aventura de suas vidas. A bordo de um carro adaptado para ser uma casa (com barraca de teto, cozinha e banheiro), eles se desfizeram de tudo e pegaram a estrada, levando junto a inseparável companheira Leoa - uma labradora chocolate de 10 anos.
Em outubro, completaram 120 dias de estrada, cruzaram o Cerrado e estão em São Paulo. Tudo começou com um desejo de mapear as belezas naturais que existem pelo Brasil. Por onde passam, realizam o levantamento dos atrativos turísticos da cidade, inserem tudo em um grande mapa digital e escrevem sobre cada cidade para a revista https://mapadomato.
“A vida na estrada tem menos glamour do que parece. Atolamos, o carro quebrou, ficamos doentes, enfrentamos tiroteio, mas tudo isso não se comprara as coisas boas que vivenciamos: ganhamos novos amigos e conhecemos lugares únicos! Tem muita beleza nesse interior de Brasil”, diz Tiemi, emocionada.
Eles são exemplos de novos nômades, pessoas que escolheram deixar seus endereços fixos e viver em trânsito, movidos pelo desejo de impermanência e descoberta de novos horizontes.
André conta que o objetivo é chegar ao Canadá de carro e continuar a viagem no estilo "overland", conceito que se refere a viagens exploratórias e de aventura, escolhendo sempre caminhos alternativos e desafiadores. Já rodaram 7 mil km, mas ainda estão longe de chegar.
Para realizar esse sonho, eles aprenderam a viver com menos, com o que cabe no porta-malas. Trabalham na estrada e em cada cidade buscam parceiros que se interessam pelo projeto. “Desenvolvemos websites, fazemos fotos e vídeos com drone, traduções, anunciamos na revista, tudo que dá para fazer remotamente, fazemos”. Explica, André.
Para conhecer o projeto e acompanhar a viagem é só acessar os links:
Mapa dos Atrativos | Revista Mapa do Mato | @XTnautas | @
Sensação
Vento
Umidade